Recanto de paz, amor , união e caridade Registrado no 10º Cartório de Registro e documentos de São.

Minha foto
Tenda de Umbanda mista, com seus fundamentos de angola. É uma casa de respeito, onde todos os filhos tem consciência de suas obrigações e são devidamente orientados por seu zelador.

segunda-feira, 24 de maio de 2010

Sobre Santa Sara Kali


“A Cigana Escrava que venceu os mares com sua fé e virou Santa”.

Conta à lenda que Maria Madalena, Maria Jacobé, Maria Salomé, José de Arimatéia e Trofino, junto com Sara, uma cigana escrava, foram atirados ao mar, numa barca sem remos e sem provisões.

Desesperadas, as três Marias puseram-se a orar e a chorar. Aí então Sara retira o “diklô” (lenço) da cabeça chama por “Kristeskro” (Jesus Cristo) e promete que se todos se salvassem ela seria escrava de Jesus, e jamais andaria com a cabeça descoberta em sinal de respeito. Milagrosamente, a barca sem rumo e à mercê de todas as intempéries, atravessou o oceano e aportou com todos salvos em Petit-Rhône, hoje e tão querida Saintes-Maries-de-La-Mer. Sara cumpriu a promessa até o final dos seus dias.

Sua história e milagres a fizeram Padroeira Universal do Povo Cigano, sendo festejada todos os anos nos dias 24 e 25 de maio.

Deve ter nascido deste gesto de Sara Kali a tradição de toda mulher casada usar um lenço que é a peça mais importante do seu vestuário: a prova disto é que quando se quer oferecer o mais belo presente a uma cigana se diz: “Dalto chucar diklô” (Te darei um bonito lenço). Além de trazer saúde e prosperidade, Sara Kali é cultuada também pelas ciganas por ajuda-las diante da dificuldade de engravidar. Muitas que não conseguiam ter filhos faziam promessas a ela, no sentido que, se concebessem, iriam à cripta da Santa, em Saintes-Maries-de-La-Mer no sul da França, fariam uma noite de vigília e depositariam em seus pés como oferenda um Diklô, o mais bonito que encontrassem. E lá existem centenas de lenços, como provas que muitas ciganas receberam esta graça.

Oração Santa Sara

Santa Sara
Pelas forças das águas
Pelos seus mistérios
Pelas forças da natureza
Nós, filhos do vento,
Das estrelas e da lua cheia
Pedimos a senhora que
Esteja sempre ao nosso lado
Pela estrela de cinco pontas
Pelos cristais
Que hão de brilhar sempre
Como nossas vidas
Que os inimigos nunca nos
Enxerguem como a noite...
Escura sem luar
E sem estrelas.
“Atsara” é o descanso do dia a dia.
Ela é a nossa tenda
Santa Sara me abençoa
Acompanhe-me
Ilumine minha casa
Para que todos
Que bata a minha porta
Possam sempre ter
Uma palavra de amor
E de carinho.
Santa Sara que eu jamais
Seja um ser orgulhoso e sim
Que eu seja sempre humilde.
Proteja-me hoje e sempre.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

CONSULTA ESPIRITUAL

CONSULTA COM HORA MARCADA DE SEGUNDA A SEXTA- FEIRA

CONTATO: 2253-0442 / 9110-0299

FALAR COM JANAINA