Recanto de paz, amor , união e caridade Registrado no 10º Cartório de Registro e documentos de São.

Minha foto
Tenda de Umbanda mista, com seus fundamentos de angola. É uma casa de respeito, onde todos os filhos tem consciência de suas obrigações e são devidamente orientados por seu zelador.

sexta-feira, 28 de janeiro de 2011

O sincretismo com santos católicos

OrixásOs orixás são espíritos de muita luz que estão trabalhando em seu campo de atuação para nos auxiliar e ainda mais às entidades que estão atuando na sua linha de trabalho.

Estudando mais a fundo, encontraremos uma grande ramificação de conceitos no relacionamento dos orixás com as entidades de trabalho, além da natureza.

Com toda a certeza estaremos disponibilizando estes estudos mais adiante, pois nossa intenção é reunir o maior conteúdo sobre Umbanda possível e disponibilizá-lo a todos.

Sincretismo - Muitos usam o sincretismo para poderem situar-se com os orixás. O sincretismo nada mais é do que relacionar o nome do orixá com um santo católico, por exemplo:


Oxalá ( Jesus Cristo )
Amor, caridade, fé, compaixão, simplicidade, humildade, benevolência, perdão, altruísmo. É o mais evoluído de todos os Orixás.

Bebiba - Água
Comida - Canjica Branca
Vela - Branca

Iemanjá ( Nossa Senhora )
Senhora do mar, mãe das águas. Comanda a falange da sereias, ondinas e entidades que trabalham na força do mar.

Bebiba - Champagne Branca
Comida - Manjar de côco
Vela - Azul


Oxum ( Nossa Senhora Aparecida )
Domina as águas doces (rios), comanda suas linhas transmitindo amor e fraternidade para seus filhos.
Bebiba - Vinho Branco Doce
Comida - Canjica Amarela
Vela - Rosa


Iansã ( Santa Bárbara )
Guerreira, senhora dos trovões e das chuvas. Podemos sempre pedir proteção a ela para que tenhamos segurança em nossos caminhos e também em nossa vida.

Bebiba - Vinho Branco Doce
Comida - Farinha de milho com azeite de dendê e mel.
Vela - Amarela


Xangô ( São Jerônimo )
Representante da justiça divina, é também o Senhor do fogo, habita as pedreiras. Para quem precisa de justiça este é o orixá certo para pedir , pois é ele quem nos protege das injustiças desse mundo.

Na lei da Justiça: “Quem deve paga, quem merece recebe.”

Bebiba - Cerveja preta
Comida - Acém com Quiabo
Vela - Marrom


Ogum ( São Jorge )
Valente guerreiro, quebra as demandas e da proteção nos nossos caminhos. Ogum trabalha sob a Lei Divina e comanda também falanges de Exu, para que somente o bem seja feito em prol da Umbanda.

Bebiba - Cerveja branca
Comida - Frango Assado
Vela - Vermelha


Oxossi (São Sebastião)
Rei das matas, rege toda a linha de caboclos e caboblas.

Bebiba - Vinho Tinto
Comida - Mandioca com mel, milho cozido, frango assado, frutas
Vela - Verde


Omulu (São Lázaro/São Roque)
Dono do cemitério. Comanda a linha das Almas e também dos Exús e Pombas-gira que trabalham sob a força do cemitério.

Bebiba - Água
Comida - Pipoca estourada no azeite de dendê e mel.
Vela - Branca/Preta

Esta foi uma forma usada para que os interessados em conhecer a Umbanda pudessem entender um pouco mais da religião, inclusive deixando o preconceito um pouco de lado.

Existem também algumas lendas sobre os Orixás, mas como o próprio nome diz, são lendas e por serem diversas achamos melhor não publicá-las, até mesmo para não confundir os que estão iniciando seu processo de conhecimento na Umbanda.

* Fazemos aqui apenas menção sobre as finalidades de cada Orixá.

segunda-feira, 17 de janeiro de 2011

ABERTURA DOS TRABALHOS DE 2011

ABERTURA DOS TRABALHOS DE 2011
Com a Festa de Oxosse que será realizado no dia 22/01/2011 ás 18:00hrs

Tudo sobre Oxosse
Dia da semana: Quinta-feira
Cores: Verde
Saudação: Òké Arô! Arô Iê!
Elementos: Terra (Floresta e Campos Cultiváveis)
Domínio: Caça, Agrucultura, Alimentação e Fartura
Instrumento: Ofá (arco), Damatá (flecha), Erukeré

Oxóssi é o deus caçador, senhor da floresta e de todos os seres que nela habitam, Orixá da fartura e da riqueza. Actualmente, o culto a Oxóssi está praticamente esquecido em África, mas é bastante difundido no Brasil, em cuba e em outras partes da América onde a cultura iorubá prevaleceu. Isso deve-se ao facto de a cidade de Ketu, da qual era rei, ter sido destruída quase por completo em meados do século XVIII, e os seus habitantes, muitos deles consagrados a Oxóssi, terem sido vendidos como escravos no Brasil e nas Antilhas. Esse facto possibilitou o renascimento de Ketu, não como estado, mas como importante nação religiosa do Candomblé. Oxóssi é o rei de Ketu, segundo dizem, a origem da dinastia. A Oxóssi são conferidos os títulos de Alakétu, Rei, Senhor de Ketu, e Oníìlé, o dono da Terra, pois em África cabia ao caçador descobrir o local ideal para instalar uma aldeia, tornando-se assim o primeiro ocupante do lugar, com autoridade sobre os futuros habitantes.

Na história da humanidade, Oxóssi cumpre um papel civilizador importante, pois na condição de caçador representa as formas mais arcaicas de sobrevivência humana, a própria busca incessante do homem por mecanismos que lhe possibilitem sobressair no espaço da natureza e impor a sua marca no mundo desconhecido. A colecta e a caça são formas primitivas de busca de alimento, são os domínios de Oxóssi, Orixá que representa aquilo que há de mais antigo na existência humana: a luta pela sobrevivência.

Oxóssi é o Orixá da fartura e da alimentação, aquele que aprende a dominar os perigos da mata e vai em busca da caça para alimentar a tribo. Mais do que isso, Oxóssi representa o domínio da cultura (entendendo a flecha como utensílio cultural, visto que adquire significados sociais, mágicos, religiosos) sobre a natureza. Astúcia, inteligência e cautela são os atributos de Oxóssi, pois, como revela a sua história, este caçador possui uma única flecha, por tanto, não pode errar a presa, e jamais erra. Outras histórias relacionadas a Oxóssi apontam-no como irmão de Ogum. Juntos, eles dominaram a floresta e levaram o homem à evolução. Além de irmão, Oxóssi é grande amigo de Ogum – dizem até que seria seu filho, e onde está Ogum deve estar Oxóssi, as suas forças completam-se e, unidos, são ainda mais imbatíveis. Oxóssi mantém uma estreita ligação com Ossain, com quem aprendeu o segredo das folhas e os mistérios da floresta.

A história mostra Oxóssi como filho de Iemanjá, mas a sua verdadeira mãe, segundo o mais antigos, é Apaoká a jaqueira, que vem a ser uma das Iyá-Mi, por isso a intimidade de Oxóssi com essa árvore. A rebeldia de Oxóssi é algo latente na sua história. Foi desobedecendo às interdições que Oxóssi se tornou Orixá.Tal como Xangô, Oxóssi é um Orixá avesso à morte, porque ele é a expressão da vida. A Oxóssi não importa o quanto se viva, desde que se viva intensamente. O frio de Ikú (a morte) não passa perto de Oxóssi, pois ele não acredita na morte.

Características dos filhos de Oxóssi

Os filhos de Oxóssi são pessoas de aparência calma, que podem manter a mesma expressão estando alegres ou aborrecidas, do tipo que não exterioriza as suas emoções, mas não são pessoas insensíveis, só preferem guardar os sentimentos para si. São pessoas que podem parecer arrogantes e prepotentes, e às vezes são. Na realidade, os filhos de Oxóssi são desconfiados, cautelosos, inteligentes e atentos, seleccionam muito bem as amizades, pois possuem grande dificuldade em confiar nas pessoas. Apesar de não confiarem, são pessoas altamente confiáveis, das quais não se teme deslealdade; são incapazes de trair até um inimigo. Magoam-se com pequenas coisas e quando terminam uma amizade é para sempre.São do tipo que ouve conselhos com atenção, respeita a opinião de todos, mas fazem sempre o que querem.

Altos e magros, os filhos de Oxóssi possuem facilidade de movimentos, mesmo entre obstáculos. O seu andar possui leveza e elegância. A sua presença é sempre notada, mesmo que não façam nada para isso acontecer.Os filhos de Oxóssi gostam de solidão, isolam-se, ficam à espreita, observam atentamente tudo que se passa à sua volta. Curiosos, percebem as coisas com rapidez, são introvertidos e discretos, vaidosos, distraídos e prestáveis, comportamento típico de um caçador, provedor do seu povo.

sábado, 8 de janeiro de 2011

Abertura dos trabalhos de 2011


Será aberto o terreiro para o ano de 2011 no dia 15/01.
Com uma gira de esquerda com inicio ás 18:30
desde ja convido a todos para participar deste dia tão importante
axé a todos!!! .

sem mais
Pai Wilton

CONSULTA ESPIRITUAL

CONSULTA COM HORA MARCADA DE SEGUNDA A SEXTA- FEIRA

CONTATO: 2253-0442 / 9110-0299

FALAR COM JANAINA